concentração e capacidade cognitiva. Essas questões podem ser ainda mais intensas durante o climatério e a menopausa, devido às flutuações hormonais e pelo estresse do dia a dia.
No entanto, é possível melhorar essa condição investindo na saúde. Além de uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, existem suplementos naturais que podem ajudar a nutrir o cérebro e melhorar a função cognitiva. Confira a seguir os principais aliados para melhorar a memória na menopausa.
Os ácidos graxos ômega 3, principalmente o DHA e o EPA, são essenciais para a saúde cerebral. Eles ajudam a preservar a integridade das membranas celulares no cérebro e estão associados a uma memória mais afiada e à prevenção de doenças neurodegenerativas. Para aproveitar os benefícios, você pode incluir no seu dia a dia peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, além de suplementos em forma de cápsulas.
Embora mais conhecida no mundo esportivo, a creatina também desempenha um papel muito importante na saúde cerebral. Isso porque ela ajuda a fornecer energia para as células, incluindo os neurônios. Há, inclusive, estudos sugerindo que ela pode melhorar a memória e a função cognitiva em mulheres na pós-menopausa.
O magnésio é conhecido por seu efeito relaxante, mas também é essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso. Assim, ele auxilia na transmissão dos impulsos nervosos e pode melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem. As formas como magnésio quelato ou magnésio L-treonato são mais bem absorvidas pelo organismo.
A colina é precursora da acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a memória e a aprendizagem. Alimentos como ovos, brócolis e nozes são ótimas fontes, mas suplementar pode ser uma ótima opção para garantir a ingestão adequada, especialmente durante a menopausa.
As vitaminas do complexo B, especialmente a B6, B9 (folato) e B12, são excelentes para ajudar a melhorar a memória na menopausa. Elas ajudam a reduzir os níveis de homocisteína, um composto associado a danos cerebrais e perda de memória. Um suplemento que combine essas vitaminas pode ser muito útil.
A vitamina D é frequentemente associada à saúde óssea, mas ela também desempenha um papel fundamental na função cognitiva. Estudos mostram que baixos níveis dessa vitamina estão ligados a uma maior propensão à depressão e ao declínio cognitivo. Então, lembre-se de tomar sol regularmente e invista na suplementação.
Como podemos perceber, existem muitos suplementos naturais que ajudam a melhorar a memória na menopausa. Nessa fase da vida, nosso cérebro, assim como todo o corpo, precisa de cuidados e a suplementação é uma ótima aliada. Mas lembre-se de contar com auxílio de um profissional da saúde antes de iniciar qualquer tratamento.
Conheça os produtos Bergere e entenda como podem ser ótimos aliados nesse momento da sua vida.