Logotipo da empresa

Queda de cabelo na menopausa: o que fazer?

O afinamento e a queda de cabelo na menopausa são bastante comuns, ocasionados principalmente devido

22/11/2024

O afinamento e a queda de cabelo na menopausa são bastante comuns, ocasionados principalmente devido às mudanças hormonais. De acordo com estudos recentes, até 80% das mulheres aos 60 anos podem experimentar algum grau de perda capilar, o que vai se agravando com o avanço da idade.

Se você está passando por esse processo ou gostaria de prevenir, continue a leitura deste artigo. Vamos abordar as principais causas da queda de cabelo nesse período, o impacto hormonal e as opções para promover sua saúde capilar. Além disso, apresentaremos as soluções Bergere que trazem a ajuda necessária para essa questão.

Como as mudanças hormonais da menopausa influenciam no cabelo

O processo da menopausa é acompanhado por uma queda nos níveis de estrogênio e progesterona, hormônios essenciais para as mulheres e que ajudam a manter a saúde dos folículos capilares. O estrogênio, em particular, contribui para prolongar a fase de crescimento do cabelo (fase anágena), promovendo também a densidade capilar.

Com a redução hormonal, o ciclo capilar sofre um encurtamento, assim os fios tornam-se mais finos e quebradiços. Além disso, com a diminuição desses hormônios femininos, o impacto dos andrógenos (como a testosterona e o DHT) aumenta, podendo estimular o afinamento dos fios, a queda de cabelo na menopausa e até a alopecia androgenética.

Estresse oxidativo e fatores externos também impactam a saúde capilar

Além dos hormônios, o envelhecimento em si afeta o fluxo sanguíneo para os folículos capilares. Assim, há uma limitação da oferta de nutrientes essenciais para hidratação e nutrição do couro cabeludo, como o betacaroteno e ômega-3. Este fenômeno deixa os cabelos mais vulneráveis aos fatores externos, como exposição à radiação UV, poluição e medicamentos.

O estresse oxidativo e o envelhecimento também afetam a capacidade dos folículos de manter a produção de melanina, o que causa o aparecimento de fios brancos. Outro fator que contribui para a queda é o estilo de vida. Ou seja, mulheres que mantêm uma dieta rica em antioxidantes e praticam atividades físicas têm maior probabilidade de combater esses efeitos.

Estratégias para minimizar a queda de cabelo na menopausa

Embora esse seja um processo natural para muitas mulheres, algumas medidas ajudam a manter a saúde dos fios e evitar a queda de cabelo na menopausa. Entre as principais estratégias, podemos destacar:

  • hidratação do corpo, com ingestão adequada de água ao longo do dia;
  • dieta balanceada, rica em vitaminas e minerais;
  • proteção contra agressões externas (como sol e poluição).

Além disso, é essencial apostar na suplementação direcionada para a saúde de cabelos, unhas e pele, especialmente quando há carência de vitaminas e minerais essenciais. A associação de vitaminas, minerais e aminoácidos desses compostos são um suporte importante para o fortalecimento capilar.

Conheça os produtos da Bergere para fortalecer seus cabelos

Na Bergere, você encontra uma linha completa para ajudar mulheres a partir dos 40 anos a terem mais saúde e bem-estar. Nossos produtos oferecem a ajuda que seu corpo precisa em todos os aspectos, inclusive no capilar. Fazendo a suplementação adequada, você garante uma nutrição de dentro para fora.

Uma das opções é o HAIR AND NAILS, um composto que combina vitaminas, minerais e aminoácidos para fortalecer unhas e cabelos, nutrindo desde a raiz até as pontas. Ele ajuda a evitar a queda de cabelo na menopausa, proporciona brilho e força aos fios, e contribui para tornar as unhas mais resistentes.

Outra alternativa bastante interessante é o Hair, Skin & Nails Gummy — gomas que têm, em sua composição, ácido hialurônico e vitaminas A, C, D, E, B5, B6, B7 e B12. Com sabor de frutas vermelhas, essas gomas são uma opção prática e deliciosa de suplementação, contribuindo para a saúde e beleza de cabelos, pele e unhas.

A queda de cabelo na menopausa é algo muito incômodo e que abala a autoestima de qualquer mulher. No entanto, você não precisa se conformar com isso, mas pode apostar em um estilo de vida mais saudável e buscar alternativas para manter a saúde em dia em todos os aspectos. Acesse nosso site e conheça os suplementos que vão ajudar você nesse processo.

Artigos

Voltar