Na verdade, ele atua em praticamente todos os sistemas do corpo feminino, da saúde óssea ao equilíbrio emocional. Assim sendo, quando seus níveis estão desregulados, o corpo dá sinais de que algo não vai bem. Mas é possível, sim, equilibrá-lo de forma natural, principalmente durante o climatério e a menopausa.
Neste conteúdo, você vai entender melhor as funções do estrogênio e descobrir formas seguras e naturais de favorecer seu equilíbrio hormonal.
Estrogênios são um grupo de hormônios produzidos principalmente pelos ovários, mas que também podem ser sintetizados pelas glândulas adrenais e, em menor quantidade, pelo tecido adiposo.
Entre suas principais funções, destacam-se:
Os níveis de estrogênio podem oscilar ao longo da vida por diferentes motivos. Entre as causas mais comuns de estrogênio baixo, estão o climatério e a menopausa. Mas há outros fatores que podem levar a isso, como os distúrbios alimentares ou perda acentuada de peso, prática excessiva de atividade física e condições médicas como a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos).
Já quando os níveis estão altos, é comum que estejam associados a questões de obesidade, uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal mal ajustada e tumores ovarianos ou da suprarrenal. Além disso, a exposição a disruptores endócrinos (plásticos, cosméticos com parabenos etc.) também podem elevar os níveis.
Em ambos os casos, os sintomas podem incluir alterações no ciclo menstrual, mudanças de humor, ganho de peso, ondas de calor, secura vaginal, queda da libido e fadiga.
Se você está em busca de um caminho mais natural para equilibrar as funções do estrogênio, saiba que algumas mudanças no estilo de vida e na alimentação podem fazer toda a diferença.
Eles estão presentes em alimentos como linhaça, soja, grão-de-bico, tofu, sementes de gergelim e vegetais crucíferos (como brócolis e couve). Os fitoestrógenos mimetizam o estrogênio no corpo e podem ajudar a compensar sua queda natural.
Ervas como inhame selvagem, trevo-vermelho e cimicifuga racemosa (black cohosh) são aliadas conhecidas para aliviar os sintomas da menopausa e promover equilíbrio hormonal. Mas lembre-se de contar sempre com acompanhamento médico.
A prática regular de atividades físicas, um sono reparador e a redução do consumo de álcool e cafeína são pilares para manter os hormônios sob controle.
Altos níveis de cortisol (hormônio do estresse) interferem diretamente na produção de estrogênio e progesterona. Técnicas como meditação, ioga ou até mesmo caminhadas ao ar livre ajudam a manter o equilíbrio emocional e hormonal.
Estrogênio e progesterona são hormônios fundamentais em todas as fases da vida da mulher. Durante o climatério, por exemplo, suas oscilações são responsáveis por sintomas como:
Sendo assim, ao cuidar desses hormônios de forma natural, você promove mais qualidade de vida, energia e saúde emocional, além de evitar complicações a longo prazo. E é justamente com essa missão que a Bergere desenvolveu sua linha de produtos fitoterápicos — pensada especialmente para mulheres que desejam viver essa fase com leveza e bem-estar.
Agora que você já conhece as funções do estrogênio, acesse os produtos no site da Bergere e comece a equilibrar seus hormônios de forma natural e eficaz.