Logotipo da empresa

Como a melatonina ajuda no sono durante a menopausa?

A relação entre melatonina e menopausa é um importante tema para quem está passando pelo climatério.

02/10/2024

Afinal, essa fase da vida envolve várias mudanças que impactam corpo e mente femininos. Com isso, muitas mulheres começam a notar dificuldades para adormecer, acordam durante a noite ou experimentam um sono não reparador.

Essas alterações estão ligadas às alterações hormonais, especialmente na redução de estrogênio e progesterona, que influenciam, inclusive, na produção de melatonina. Além disso, o ciclo circadiano — o "relógio biológico" que regula o ciclo sono-vigília — pode se desorganizar, o que agrava ainda mais a insônia e o cansaço.

Continue a leitura para entender mais sobre a importância da melatonina no ciclo circadiano e seus benefícios para o sono. Além disso, saiba como ela pode ser uma alternativa interessante à reposição hormonal no alívio dos sintomas do climatério.

A Importância da melatonina no ciclo circadiano

Inicialmente é importante compreender que a melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida pela glândula pineal no cérebro, principalmente durante a noite. Sua liberação é estimulada pela ausência de luz, e isso ajuda o corpo a entender que é hora de descansar. Ou seja, é a melatonina que regula o ciclo circadiano, preparando o corpo para o sono noturno.

No entanto, durante o climatério, o equilíbrio hormonal é afetado e esse ciclo pode sofrer alterações. Além disso, estudos indicam que os níveis de melatonina começam a diminuir com o avanço da idade, principalmente quando a menopausa se aproxima. Esses fatores podem resultar em noites mal dormidas e também a uma sensação de fadiga durante o dia.

Benefícios da melatonina para a qualidade do sono

A melatonina produzida pelo próprio corpo é muito importante para a qualidade do sono de qualquer pessoa. Mas, com a diminuição natural, as vantagens são reduzidas. É nesse sentido que a suplementação se torna uma excelente alternativa, ajudando a regular esse processo e melhorando o ritmo circadiano. Confira alguns benefícios:

  • redução da latência do sono, ou seja, o tempo necessário para adormecer é diminuído, ajudando a combater a insônia;
  • melhora do sono profundo, que é o estágio mais restaurador e que perde a qualidade no climatério;
  • prevenção de despertares noturnos, trazendo mais estabilidade ao sono;
  • ajuste do ciclo sono-vigília, auxiliando para que a mulher consiga dormir e acordar nos horários corretos.

Além dos benefícios diretos para o sono, podemos destacar ainda mais a associação entre melatonina e menopausa. Isso porque o sono de melhor qualidade contribui para a redução de outros sintomas do climatério, como fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Melatonina como alternativa à reposição hormonal

Quando se trata dessa queda hormonal e dos sintomas do climatério, muitas mulheres recorrem à reposição hormonal. Essa pode ser uma opção bastante interessante, porém, nem sempre ela é a melhor alternativa, pois, em casos específicos, pode haver contraindicações ou preferência por alternativas mais naturais.

Nesse contexto, a melatonina surge como uma alternativa interessante e menos invasiva. Estudos sugerem, inclusive, que a suplementação de melatonina vai além de melhorar o sono: ela também ajuda a regular os níveis hormonais de forma mais suave. Assim, pode ser a primeira escolha de muitas mulheres ou, até mesmo, aturar de maneira complementar à reposição hormonal tradicional.

Outro ponto importante na ligação entre melatonina e menopausa é que ela tem propriedades antioxidantes e neuroprotetoras. Isso ajuda na prevenção do envelhecimento celular e em outras funções do organismo que são afetadas nessa fase.

Como abordado, o climatério traz muitos desafios, especialmente no que diz respeito à qualidade do sono. No entanto, é possível encontrar alternativas que ajudam a aliviar os incômodos e a passar pelo período com mais saúde e bem-estar. Não se esqueça de sempre consultar seu médico para uma orientação específica.

Agora que você já sabe como melatonina e menopausa se relacionam, aproveite para conhecer as alternativas em suplementação. Acesse o site da Bergere e confira nossos produtos pensados especialmente para mulheres que buscam mais qualidade nessa etapa tão importante da vida.

Artigos

Voltar